O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Projetos

Projetos Fundamental I e II 


1- Resgatando os Valores da Familia

A professora Solange Pravato também desenvolveu com a turma da 2ª série D o Projeto Anual "Resgatando os Valores de Família" aliado ao tema "Valores", que objetiva despertar nos alunos valores que sentimos adormecidos em nossa Sociedade como: Respeito, Amor, Amizade, Cooperação e tantos outros.
Apos várias atividades desenvolvidas com os alunos abordando tais valores, a professora finalizou com um belo livro que regristra o aprendizado sobre o tema.

Esta é sem dúvida uma das funções da escola, realizar projetos que incentivem a convivência harmônica das pessoas na sociedade visto que infelizmente muitas famílias estão esquecendo de cumprir sua função de transmitir a seus filhos tais valores, criando e alimentando crianças ,adolescentes, jovens e futuros adultos seres humanos violentos, sem nenhum sentimento pelo outro.




Parabéns Professora e alunos pelo trabalho!











2- Premiação Projeto: Valores na Escola


No final do mês de maio aconteceu a premiação do projeto: Valores na Escola, um projeto proposto pela Secretaria Municipal de Educação à todas as Unidades de Ensino do município.

O projeto apresentou como objetivo primordial o resgate de valores importantes na escola e em casa como a cooperação, a união, a organização, o amor e a paz.

Nossa Escola ganhou em 1º Lugar na Categoria Painel Coletivo com a 7ª Série “C”, em 1º Lugar na Categoria Livro Coletivo também com a 7ª Série “C”, em 2º Lugar na Categoria Livro Coletivo com a 7ª “A” e “B” e 3º Lugar na Categoria Livro Coletivo com a 6ª Série “”D”.














Nossos Parabéns à todos que participaram do projeto desenvolvendo brilhantes e significativas atividades, em especial às turmas vencedoras e às professoras Regina Célia Filgueiras e Rita de Fátima Nogueira. Agradecemos também a Diretora Marilia e a pedagoga Silvana.


(Equipe Elisa Paiva)





3- Projeto: “Uma proposta para reduzir o abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos”.


Estaremos desenvolvendo nos meses de maio a junho o Projeto: “Uma proposta para reduzir o abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos”. Esta é uma atividade desenvolvida prevista no PDE – Escola com a participação das estagiárias da FUNPAC em parceria com professores, coordenadora, pedagoga e direção.

À luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da Educação Básica reconhecida como direito público subjetivo na etapa de Ensino Fundamental. Jovens Adultos são sujeitos que possuem especificidades e particularidades que lhes conferem um tratamento especial. O aluno da EJA, em decorrência das experiências de trabalho, de vida e de situação social, relaciona-se com o conhecimento científico, contrapondo-se a saberes adquiridos no cotidiano. Desta forma, torna-se extremamente significativa a elaboração de uma proposta de trabalho que contemple essas especificidades. Um outro aspecto que convém ser registrado é que grande parte dos jovens e adultos pouco escolarizados, volta a escola com alto grau de expectativa e esperança frente aos estudos, desencadeada por razões diversas como: obtenção de mais conhecimento, adequação às exigências do mercado de trabalho, realização pessoal, conclusão dos estudos, obtenção de certificado, reconhecimento da sociedade. Eles percebem que toda a sociedade é voltada para o mundo letrado e detém o poder quem possui o saber escolar. Fica evidente que para esses alunos a única forma de não ficar a margem do círculo do saber e do poder é fazer parte do mundo letrado.

O objetivo primordial é trabalhar atividades dinâmicas a partir da pesquisa realizada junto aos alunos do noturno, que proporcionem ao público alvo momentos prazerosos e incentivadores, dentro de uma proposta de resgate da auto-estima e de valorização do ato de estudar.
A metodologia utilizada foram dinâmicas, reflexões e atividades de movimento sempre voltadas para a cooperação entre o grupo e a importância do ato de estudar.

No dia 17 de junho aconteceu um encontro com todos os alunos do noturno, pedagoga, professores, estagiárias e a convidada Jeise que coordenou as atividades – apresentação dos alunos, dinâmica do envelope e dinâmica do bastão. A participação dos alunos foi efetiva e ao saírem da sala já estavam querendo saber a data do próximo encontro.























Dinâmicas no Turno Noturno

Aconteceu nesta última quinta-feira – 29/08/2010 - algumas atividades diferenciadas com as estagiárias da FUNPAC no turno noturno. Estas atividades fazem parte do projeto: Projeto: “Uma proposta para reduzir o abandono escolar na Educação de Jovens e Adultos”.

No período de uma hora os alunos puderam participar de dinâmicas de entrosamento, descontração e reflexão com o objetivo de ter a escola como uma opção de melhora da qualidade de vida.

As estagiárias se dedicaram para tornar o momento agradável e descontraído e os alunos sentiram-se bem à vontade para participar.
Foi muito bom!
Parabéns a todos que participaram!

Silvana Martins de Carvalho, Pedagoga.

Confira mais fotos na Galeria.







4- I Copa Dedobol

Aconteceu nesta Unidade de Ensino nos meses de março e abril o projeto: “I Copa de Dedobol”, idealizado pelo professor José Márcio Moraes Demartin e acompanhado pela Pedagoga Silvana com as turmas de 5ª a 8ª Séries do turno Matutino.

O presente projeto surgiu da necessidade do trabalho de atividades que acontecessem dentro da sala de aula, uma vez que a quadra da escola encontra-se em reforma.

Daí surge a idéia de mostrar para os alunos o que é torneio e o que é campeonato e na assimilação desses conceitos trabalhou-se o dedobol - um jogo de futebol para jogar com os dedos, em formato de campeonato.


O objetivo geral desta atividade foi proporcionar aos alunos conhecimentos acerca do que é torneio e campeonato, tornando.diferentes as aulas de Educação Física, além de oportunizar a diversão e a concentração no torneio de dedobol.

Inicialmente o professor fez com os alunos uma aula expositiva para explicar o que é torneio e o que é campeonato e como atividade propôs uma simulação de um torneio por ser menos complexo.
Em seguida, propôs um campeonato de dedobol entre as turmas com eliminatórias, classificações e finais, obedecendo o regulamento feito pelos próprios alunos.

Após a finalização do campeonato, realizamos a premiação dos vencedores que receberam kit escolar, toalhas de uma empresa patrocinadora, medalhas e ainda troféu para o campeão.



Avaliando o projeto, constatamos que o objetivo foi alcançado, uma vez que a participação dos alunos foi excelente e que as regras foram cumpridas no decorrer da atividade.

Parabéns a todos que participaram e muito obrigado a todos os colaboradores!!!
Confira mais fotos na Galeria.





5- Trabalhando a África na Copa do Mundo




Levando em consideração que para que ocorra aprendizado devemos levar em conta os interesses e realidade ao quais nossos alunos estão inseridos; a Copa do Mundo é sem dúvidas um tema rico em possibilidades, principalmente por que ela ocorrerá em um continente africano devemos aproveitar todo esse potencial para trabalharmos a África contextualizando-a a Copa do Mundo dando desta forma mais sentido às aulas trabalhando o tema interdisciplinarmente.

Por isto motivo foi realizado a abertura oficial do projeto na segunda semana de junho com todo o corpo docente e discente.Na ocasião houve slides sobre a "África" e sobre "Como funciona um time" feito pelas pedagogas Rosania e Silvana .

A Aluna Ediane da 4ªB apresentou um lindo monólogo incentivando o conhecimento sobre a Africa.

Em seguida os alunos das 6ª e 7ª da Prof. Patricia apresentaram uma coreografia que mistura movimentos do futebol (drible,chute,finta,embaixadinha e passes)com música e dança usando a canção “The Celebration Mix”, do rapper somaliano K’Naan.A música é um remix do single “Wavin’ Flag” e já contagiou o Brasil.


Inglês









Confira mais fotos na Galeria e os videos no YouTube!




Animais Africanos - Ciências

Motivados pela professora Carila Falçoni, os alunos da 5ª série realizaram um excelente trabalho sobre os animais africanos, dentro do projeto: “Trabalhando a África na Copa do Mundo 2010”.

Inicialmente realizaram uma pesquisa no LIED (Laboratório de Informática) sobre o assunto, selecionando um animal que mais chamou atenção. As imagens foram impressas em material fotográfico e em seguida colocada na folha com a identificação do animal e algumas curiosidades do mesmo.
Ao final montamos um mural com os trabalhos realizados. Ficou muito bom!!!

Parabéns!!!





Alunos da 6ª Série -Geografia

Objetivo: conhecimento e familiarização dos nomes dos países Africanos, localização e dimensão.



De uma forma bem lúdica e criativa, a professora Nediana Panciere trabalhou com os alunos da 5ª série o Continente Africano, montando um quebra-cabeça com os países desse continente.

Inicialmente os alunos receberam um mapa do Continente Africano para colorirem de acordo com a legenda. Em seguida, a turma foi dividida em dois grupos e cada grupo recebeu um envelope com os países recortados.

Aos poucos os alunos perceberam que se tratava de um quebra-cabeça. Nesse momento a professora anunciou que se tratava de um desafio para a montagem do quebra-cabeça do Continente Africano.

Essa atividade faz parte do Projeto: “Trabalhando a África na Copa do Mundo 2010”.

Silvana Martins de Carvalho, Pedagoga

Confira mais fotos na Galeria!










Ndebeles-Matemática


As professoras da disciplina de Matemática: Atuane Págio, Luciana da Silva e Nilcimara Leite Vargas fizeram um excelente trabalho com as turmas de quinta e sexta séries usando formas geométricas.
A atividade está relacionada a uma das linguagens artísticas presente no continente africano e representada por painéis decorativos, também conhecidos como murais, utilizados para ornamentar muros e paredes de ambientes internos e externos.
O detalhe mais marcante das pinturas é a utilização de figuras geométricas e muitas cores. Entre alguns povos da África a função de pintar paredes e muros é realizada exclusivamente por mulheres, porque, segunda a tradição local, elas desenvolvem um senso estético que se sobressais em comparação ao dos homens.
Tais painéis são conhecidos pelo povo Ndebele, que reside no sudoeste da província Transvaal, no sul do continente africano, e também em comunidades de Zimbábue.






















Embora seja pequena, a tribo é famosa por suas pinturas, roupas e bonecas. Pinturas em quadros? Que nada! Eles pintam suas casas de formas espetacular como você pode ver nos trabalhos da 5ª série “D” trabalhado pela professora Araceli Belisario na disciplina de Matemática.
As atividades estam relacionadas ao projeto: Trabalhando a África na Copa do Mundo 2010.
Parabéns á todos!

Silvana Martins de carvalho, pedagoga.





Conhecendo o clima e a vegetação do continente africano-Ciências

Os alunos da 6ª série “B” fizeram um estudo do clima e da vegetação do continente africano na disciplina de Ciências com a professora Carila Falçoni.

A turma foi dividida em grupos para pesquisa do tema e em seguida confeccionaram cartazes acerca do que pesquisaram. Cada grupo expôs para a turma a sua pesquisa e seus cartazes.

Segue, resumidamente, os assuntos pesquisados:
As paisagens de vegetação africanas se distribuem pelo continente de forma semelhante aos tipos climáticos. A floresta tropical, que ocupa a parte central do território, é diversificada e bastante verde, muito parecida com a Amazônia Brasileira. Formada por árvores de pequeno porte, as savanas são uma espécie de pasto natural, utilizados pelas zebras. A vegetação de estepe caracteriza-se pela presença de gramíneas e arbustos ressecados. Eventualmente, podem-se encontrar oásis nos desertos, onde se desenvolvem algumas espécies de plantas. Nos extremos do continente, estão as florestas mediterrâneas.

Com mais de 30 milhões de Km² de território, o continente africano apresenta diferentes tipos de clima, marcados por dois fatores principais: as baixas altitudes e a predominância de baixas latitudes. As temperaturas mantêm-se elevadas o ano inteiro, com exceção dos extremos norte e sul e nos picos das montanhas mais altas. Os climas encontrados no continente: Equatorial, Tropical e árido ou desértico.

A atividade está relacionada ao projeto: Trabalhando a África na Copa do Mundo 2010.

Parabéns à turma e a professora!!!

Silvana Martins de Carvalho, pedagoga












Campo de Futebol -Matemática


Se observamos o campo de futebol podemos identificar nele várias figuras geométricas, vários ângulos, segmentos de retas, pontos, circunferências, raio, diâmetro, perímetro, áreas, diagonais, arco, podemos trabalhar com medidas e suas transformações, ou seja, metros e centímetros.

Foi usando esse recurso que a professora de Matemática Atuane Págio trabalhou ângulos com as turmas da 7ª série. Os alunos foram divididos em grupos para confeccionar maquetes de campo de futebol, pesquisar os ângulos bem notáveis e apresentar para os demais suas aprendizagens.
Ficou muito bom! Parabéns!!!













Língua Estrangeira-Inglês - 1ªD

A Copa do Mundo é sem dúvidas um tema rico em possibilidades, devemos aproveitar todo esse potencial para dar mais sentido às aulas trabalhando a interdisciplinaridade do tema relacionando-o ao Continente Africano. Os alunos da 1ª D conheceram a Mascote da Copa 2010 e as cores do mesmo em inglês. Em uma segunda abordagem foi iniciado um trabalho com os animais africano.

1ª etapa (concluída): Animais africanos trabalhados com a turma:
•Cheetahs;Rhino;Lion;zebra;elephant;monkey;giraffe;tige;Girafa;Hippo

Atividades orais e fixação com elaboração de fantoche de papel higiênico.



2ª etapa: Os alunos junto com a professora montaram uma maquete com os animais estudados.

3ª etapa: Apresentação da maquete com o titulo: What do you see? (O que você vê ?) para a escola explorando a oralidade dos alunos com os animais estudados e outros novos aprendidos..( Prof:Paty Pariz)



Veja como ficou a maquete:



Língua Estrangeira-Inglês - 4ªB
Teatro: Como a tarataruga ficou careca...


O teatro trabalhado na disciplina de Lingua Inglesa com alunos da 4ªB pela Prof: Patricia Pariz dentro do Projeto Africanidade foi um sucesso.

Com a apresentação os alunos sentiram-se valorizados e motivados para prossegir seu estudos dentro da disciplina, pois perceberam que podem extrapolar os limites da sala de aula com a aprendizagem do idioma.

Ninguém ficou de fora do trabalho . A participação da turma foi total ,cada aluno com sua função e responsabilidade percebeu a importância do trabalho em equipe.

As histórias africanas eram tradicionalmente transmitidas de boca em boca. Muitas vezes, eles contadas debaixo da lua em torno de um fogo na aldeia após a conclusão de um longo dia de trabalho. As histórias raramente terminavam com as palavras que tantas vezes ouvimos na infância, - "e todos viveram felizes para sempre”. Normalmente, as histórias ensinam uma lição, e muitas vezes, a pessoa egoísta aprende uma lição dura até o fim.

Se você não pode comparecer a apresentação não perca a oportunidade de assitir ao video.

Agradecemos o apoio da pedagoga Rosania e da diretora Marília Ester.  
E a vocês alunos da 4ª série B  os nossos sinceros e merecidos Parabéns!


6- II Campeonato de Tabuada e Soletração

Como surgiu o projeto...
O II Campeonato de Tabuada e Soletração teve início no ano passado e envolveu alunos, professores e pais em uma tarefa muito importante: desenvolver nos educandos o hábito da leitura e o estudo da tabuada, estabelecendo horários na escola e em casa para se dedicar ao projeto.

A experiência foi gratificante, e vimos o interesse, não só dos alunos, mas de toda a família, pois, além do aprendizado, os filhos ainda ganham se campeões, um valor em dinheiro, possibilitando auxiliar os pais na compra de algo necessário para a própria criança ou para todos da casa. Por isso, a escola decidiu dar continuidade a essa forma lúdica de trabalhar Matemática e Língua Portuguesa.
(Coordenação Pedagógica da UMEF “Elisa Paiva”)

Por que o projeto é importante?

Atualmente questionamos e condenamos o trabalho desenvolvido pelos educadores de poucos anos atrás acerca da tabuada e da cobrança excessiva em relação à escrita. Porém, damos o braço a torcer quando vemos, hoje, as dificuldades que nossos alunos possuem para realizar operações de cálculos mentais sem a ajuda de uma calculadora ou produzir um texto com poucos erros ortográficos, de forma que consigamos interpretá-lo sem maiores problemas.

Para enfrentarmos esses desafios, buscamos nos conceitos construtivistas possibilidades concretas para que possamos mostrar aos educandos que a escrita e o raciocínio lógico são fundamentais no dia-a-dia para enfrentarmos situações onde não estaremos com dicionários ou calculadoras em mãos. Para isso, ao contrário do passado, os alunos entendem a importância desses conteúdos para depois aprendê-los, dessa forma, antes de memorizar a tabuada, aprendem através de jogos e materiais concretos todo o processo, tendo a possibilidade de buscar diferentes formas de chegar ao resultado.

A idéia do Campeonato de tabuada e soletração surgiu a partir da constatação de dificuldades para realização de atividades matemáticas em virtude da demora para se chegar aos resultados das operações com algoritmos e dos muitos erros ortográficos em função de trocas de letras como s e z, m e n, nh e lh, ss e c, dentre outras. A escolha das turmas a partir da 3ª série se deve ao nível de maturidade das turmas, já que 1ª e 2ª é o início do processo de alfabetização e letramento e, ainda, estão construindo hipóteses e entendendo o processo.

O Campeonato é realizado com competições entre equipes de 04 ou 05 integrantes, pois assim, trabalharemos disputas, mas com espírito de cooperação, pois os integrantes deverão se unir para ajudar todo o grupo a superar suas dificuldades.

Para que o projeto surta o efeito desejado trabalharmos visando envolver as famílias na tarefa de incentivar os alunos a estudarem em casa, estipulando horários para se dedicarem e se juntarem aos filhos em busca de mais conhecimentos e, para isso, decidimos premiar as equipes com dinheiro, pois assim, as famílias poderão decidir junto com os filhos o que comprar com o prêmio.

PARCERIAS:

O projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Conceição do Castelo e Prefeitura Municipal de Conceição do Castelo.


 









PROJETOS

1-PROJETOS LIGADOS AO MEIO AMBIENTE

A-  Projetos Água

A escola iniciou no dia 24/03/11 um projeto educacional sobre a Àgua . Para abertura do projeto foi realizado em  parceria com a Secretaria de Meio Ambiente uma palestra com o tema “Água: A natureza pede socorro”.
A palestrante Flávia Graciano Silva explicou sobre a importância da conservação das nascentes, o uso indevido de agratóxicos, as conseqüência trazidas pelo lixo jogado indevidamente em rios e mares, dentre outros assuntos referentes ao tema.

O assunto foi muito bem retratado e agradou toda a turma.

Depois de acompanharem a palestra , os alunos da 7 ªsérie juntamente com a Educadora Carila de Ciências participaram de uma aula de campo observando o leito do rio no Bairro Cecília Larrieu em Conceição do Castelo.
O objetivo foi analisar a situação atual do rio : quantidade de lixo , assoreamento, e o esgoto que é lançado em suas margens.
Após a visita os alunos se reuniram para discussão fazendo um paraleo entre  o que ouviram na palestra com  a realidade vivenciada.

Vamos preservar pessoal.
 







B-  Projeto meio Ambiente: "A Natureza fala. E só através da Educação Saberemos Ouvir.”



Baseando-se no conceito de estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais favorecendo a reflexão sobre a responsabilidade ética de nossa espécie e o próprio planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta; a escola Elisa Paiva no último dia 01/06, realizou a abertura do “Projeto Meio Ambiente: A Natureza fala. E só através da Educação Saberemos Ouvir.”

Neste dia tão importante contamos com a participação do Missionário Orli Cocco, que ressaltou a importância de cuidar do Meio Ambiente questionando também o trabalho que realiza no município de Castelo juntamente com a Infância e Adolescência Missionária. Orli também parabenizou nossos alunos pelo brilhante comportamento e educação ao ouvi-lo.

No evento fomos contemplados com a presença de nosso Prefeito Odael Spadetto, que comentou sobre as ações ecológicas que estão sendo realizadas no município e também sobre a consciência que devemos ter para preservar o Planeta, não esquecendo também da presença da Primeira Dama Maria Belisário.

Os alunos se entusiasmaram muito com a palestra diante do grande carisma do missionário para com as crianças e adolescentes.

O Projeto se estenderá no mês de junho com passeios ecológicos, coleta seletiva, documentários, dentre outros.

Palestra com o Missionário Orli Cocco.
 

 

 

 
Os alunos do 1º. Ano a 3ª. Série dos turnos matutino e vespertino fizeram uma Caminhada Ecológica no dia 02/06/11 até a Cachoeira do Vargas. Foi um momento de alegria, descontração e aprendizado, pois os alunos puderam ver diversas espécies animais, vegetais, tipos de solo, nascentes e foram recolhendo lixo ao longo do caminho. Um ato de conscientização ambiental!

Caminhada Ecológica até a Cachoeira do Vargas.



 

 

 

 
Ainda em comemoração a semana do meio ambiente recebemos no dia 03/06 no ginásio de esportes do município o grupo de Teatro Gota, Pó e Poeira de Guaçui que apresentou a peça “O julgamento de João”. Todos os alunos do Elisa Paiva e Aldy Soares puderam assistir. A peça dá uma grande lição sobre preservação ambiental!    
 Teatro Gota, Pó e Poeira. 









 



Caminhada Ecológica - Cachoeira da Vargas
Prosseguindo com o Projeto "Meio Ambiente - A Natureza Fala e só Através da Educação Saberemos Ouvir" foi  realizado mais uma caminhada ecológica .Desta vez participaram aos alunos da 6ª A e 6ªB matutino.

Observe os alunos curtindo e aprendendo com a natureza.













Os alunos das 4ª. Séries A matutino e B / C / D vespertino também fizeram a Caminhada Ecológica a Cachoeira da Vargas. Foi um rico momento de lazer e aprendizagem, confira!











C-Projeto Preservar uma Questão de Educação

Dando continuidade ao “Projeto Preservar uma Questão de Educação” as professoras compraram lixeiras com o dinheiro doado pelos alunos. Agora todas as turmas têm uma lixeira sob sua responsabilidade espalhada pela escola e todos os dias na hora do recreio um aluno de cada sala é o “Fiscal do Lixo”.
Um trabalho de conscientização que está dando certo, pois ao final do recreio já não temos mais lixo no pátio.
                                                                  Parabéns alunos!












CHEGANDO AO NOSSO PROJETO ANUAL...


Projeto 4Rs: Elisa Paiva Reduzindo, Reutilizando, Reciclando e Repensando.

O que é o projeto?
Dando continuidade aos trabalhos sobre meio ambiente, estamos desenvolvendo mais um projeto ambiental que visa a conscientização dos nossos alunos para possam ter mais responsabilidade com seu papel na minimização de um dos problemas ambientais mais críticos nos dias de hoje: o lixo.

Justificativa do Projeto:
O lixo é um dos grandes problemas mundiais, portanto, precisamos tomar medidas sérias para reduzir a quantidade de materiais orgânicos e inorgânicos produzidos pela sociedade diariamente.

Pensando em estratégias para amenizar os impactos causados pelo lixo e na promoção de atividades voltadas para a formação de cidadãos conscientes das questões socioambientais de forma de compreendam que o que é um transtorno para as pessoas pode se tornar um benefício quando bem utilizado.

Objetivo:
Estimular uma aprendizagem comportamental, despertando nos alunos um sentimento de co-responsáveis por um planeta mais limpo e saudável para a nossa geração e as gerações futuras. A escola tem grande relevância no papel de sensibilizar e conscientizar seus alunos, desempenhando uma importante função no processo educativo ambiental dos alunos, comunidade escolar e de todos que estão a sua volta.

Como vai funcionar?
Os alunos, pais, professores, comunidade irão fazer a entrega de materiais recicláveis separados para que sejam vendidos ao depósito. Os alunos ou turmas que trouxerem a maior quantidade de lixo durante o mês serão premiados.

O QUE? QUANDO? ONDE? COMO?
VIDRO
PLÁSTICO
ALUMÍNIO
PAPELÃO

SEXTA-FEIRA

NA ESCOLA

SEPARADOS E COLOCADOS NOS LOCAIS APROPRIADOS

Os recursos arrecadados com a venda deste material serão aplicados na escola em outros projetos, aquisição de material, jogos, brinquedos, premiações do projeto, etc.

ADOTE ESSA IDEIA E PARTICIPE CONOSCO!
O QUE É RECICLAGEM?

Reciclagem é o retorno da matéria-prima ao ciclo de produção do qual foi descartado. Popularmente o conjunto de técnicas envolvidas nesse processo é: a coleta dos materiais que se tornariam lixo (ou que já estão no lixo), a separação desses materiais e o seu processamento.

A reciclagem de materiais é importante, tanto para diminuir o acúmulo de dejetos, quanto para poupar a natureza da extração de recursos, o que causa menos poluição ao ar, à água e ao solo.

É fundamental para acompanhar o aumento da produção de lixo para que as condições ambientais das futuras gerações não sejam comprometidas, por isso a importância da consciência ambientalista.

Cada um pode participar do processo de reciclagem, separando todo o lixo produzido em residências, o que impede que a sucata se misture aos restos de alimentos e facilita seu reaproveitamento pelas indústrias evitando também a poluição.

Fonte texto: Site Castelo-ES


A participação dos alunos e da comunidade muito nos alegrou durante esse ano e, contamos com vocês para que este trabalho continue dando belos frutos hoje e no futuro.


2-Projeto: Meu Município


Os alunos da 4ª. Série B da Prof. Cirléia Inês trabalharam poesias sobre Conceição do Castelo no aniversário de emancipação política do município. A professora pediu que a escola escolhesse a melhor poesia para uma premiação simbólica como forma de incentivo a turma.

Os trabalhos ficaram tão bons que acabamos premiando três alunos:
Amanda Pinheiro Ferreira,
Fabio Junior O. Rodrigues e
Felipe Rodrigues Viana.

Parabéns aos alunos premiados e todos que se empenharam!





3- Programa Agrinho - 2011

A-ProjetoTrabalho Infantil
 Os alunos da 2ª. Série A da UMEF Prof. Edson Altoé e os alunos das 2ª. Série D da UMEF Elisa Paiva juntamente com a Profa. Solange apresentaram em 01/11 a finalização dos trabalhos desenvolvidos sobre Trabalho Infantil como parte do Programa Agrinho.

O Programa Agrinho é realizado por:
  • SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
  • FAES – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Espírito Santo
  • SEME - Secretarias Municipais de Educação
Seu objetivo é desenvolver ações educativas nas escolas, despertando a consciência de cidadania, e o acesso a informações relativas à saúde, à preservação do meio ambiente e educação para o consumo sustentável, construindo cidadãos idealistas, aliados e integrantes do empreendedorismo, com vistas a melhoria da qualidade de vida.

O público alvo é a população escolar, rural e urbana, com idade entre 04 e 16 anos, da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação Especial das Instituições de ensino do Estado do Espírito Santo dos municípios inscritos (atualmente 37 municípios).

Todos os anos são trabalhados os temas transversais sempre interagindo com os conteúdos curriculares e neste ano de 2011 o tema é Trabalho e Consumo e o sub tema escolhido pela professora Solange foi Trabalho Infantil.

Como estratégia de estímulo e motivação para os educadores e alunos, foram instituídos 11 concursos para alunos, com premiação para os 03 melhores trabalhos, em âmbito estadual e 01 concurso para educadores com premiação para os 10 melhores trabalhos.






 




 

 

 

 

 

 

 

B- “Projeto Agrinho: Lixo, responsabilidade de  todos”

A Professora do 1º. Ano B Cleuza Helena desenvolveu o “Projeto Lixo, responsabilidade de todos” como parte do Programa Agrinho.
A UMEF Elisa Paiva em sua metodologia tem a preocupação de contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades. Portanto, sentiu-se a necessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida dos seres que habitam na terra.

O projeto teve como objetivo estimular uma mudança de atitude nas crianças, e assim, atingir suas famílias e comunidade para que percebam desde pequenas que podem fazer a diferença, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos e comprometidos com a vida, com bem-estar de cada um e da sociedade, local e global foi também um objetivo do projeto.


































4- PROJETO RECREIO DIRIGIDO


Foi desenvolvido na escola durante o ano o  "PROJETO RECREIO DIRIGIDO" planejados e executados pelas coordenadoras: Araceli Belisario Pinto de Souza e Edilenes Lima Garbelotto, juntamente com as Pedagogas: Roseane Mareto e Rosimere Onofre Casagrande e a Diretora: Marília Ester Bortolini Viganôr.
O Projeto surgiu para fazer do recreio um momento prazeroso, indo além do ato de comer. Pensando nisso, as idealizadoras do projeto decidiram incorporar atividades atrativas como jogos para auxiliar no convívio social e auxiliar na aprendizagem em sala de aula, amenizando as correrias, as brigas e a indisciplina durante o recreio.

O Projeto visa ainda estimular a coletividade, autonomia e habilidades de cada aluno, utilizando os materiais disponíveis na escola. Os alunos também são conscientizados quanto à conservação e limpeza do espaço e de cada material, para que todos tenham a mesma oportunidade e desenvolvimento.











5- PROJETO AFRICA &BRASIL : HISTÓRIAS ENTRELAÇADAS


Ocorreu nos dias 22 e 23/11/11 o encerramento do projeto sobre Africanidade.
No dia 22/11 às 19:00 horas contamos com a Palestra do Prof. Fabio (UFES)sobre Capoeira.
E no dia 23/11 no periodo Matutino houve estandes e apresentações que muito engrandeceu a todos os participantes e convidados.


Neste trabalho buscamos identificar no vasto universo da cultura brasileira, sua consolidação por meio da riqueza das contribuições dos africanos e indígenas no campo das ciências, artes e literaturas, além de influências na culinária, no vestuário e no vocabulário incorporando-se ao português do Brasil.

Pois ao analisarmos as raízes da composição étnica brasileira, identificamos os seguintes grupos básicos: o negro trazido na condição de escravizado para o Brasil colônia; o Branco europeu; e o nativo chamado de índio ou indígena,por razões históricas.

Todos estes grupos ao adentrar a história brasileira trazem consigo seus usos e costumes,nos quais interagem ,moldam ou modificam diversos dos nossos aspectos nacionais.

Ao realizarmos este trabalho conhecemos as reais contribuições dos povos negros para a formação cultural brasileira, bem como de uma identidade nacional que, em suas múltiplas faces, revelam a importância da valorização de seus aspectos como meio de preservação da cidadania de todas os seus povos.


Desta maneira, o trabalho possibilitou que cada cidadão participante desse processo de afirmação de sua identidade forme valores de conduta necessários para o equilíbrio da sociedade brasileira.

Veja mais alguns exemplos nas fotos e nos videos abaixo:

Palestra Profª.: Elizabeth- Influências africanas –História
  • Estandes- Fotos
Objetos Escravocratas (História)
Cotas Universidades (Mat-5ª séries)
Provérbios Africanos (Português-6ºB - 5ªB )
Características Genéticas (Ciências-7ªA-B)
Doenças (Ciências - 5ªD)
Jogos Africanos (Ed. Física)
Celebridades e Influências Africanas (Geografia)
Artes- máscaras africanas (Artes)
Jogos Africanos (Ed. Física)





















Danças Africanas

Dança apresentada pelos alunos da 7C-2011-Professora Patricia .

Letra da Musica em português:
Eu ouço os tambores ecoando nesta noite
Ela ouve somente sussurros de alguma conversa tranquila
Ela está chegando no vôo das doze e trinta
Suas asas do luar refletem as estrelas que me guiam para
a salvação

Eu parei um velho no caminho

Na esperança de encontrar a letra esquecida ou melodias antigas
Ele se virou para mim como se fosse falar: "Depressa garoto, está te esperando lá!"

Vai demorar muito pra me tirar de perto de você
Não há nada que cem homens ou mais poderiam fazer
Eu abençôo as chuvas que caem na África
Vai levar algum tempo para fazer as coisas que nunca fizemos

Os cães selvagens uivam na noite
Porque ficam inquietos esperando ter uma companhia solitária
Eu sei que devo fazer o que é certo
Certo como o
Kilimanjaro que se ergue como o Monte Olimpo sobre a mata do Serengeti
Eu procuro curar o que está bem aqui dentro, com medo desta coisa
que me tornei

Vai demorar muito pra me tirar de perto de você
Não há nada que cem homens ou mais poderiam fazer
Eu abençôo as chuvas que caem na África
Vai levar algum tempo para fazer as coisas que nunca fizemos
Vai demorar muito pra me tirar de perto de você
Não há nada que cem homens ou mais poderiam fazer
Eu abençôo as chuvas que caem na África...

Vai demorar muito pra me tirar de perto de você
Não há nada que cem homens ou mais poderiam fazer
Eu abençôo as chuvas que caem na África...

fonte da letra:
http://letras.terra.com.br/emmerson-nogueira/184518/traducao.html


Dança apresentada pelos alunos do fundamental II-Professor Sebastião.De origem angolana, o kuduro nasceu como um estilo de dança, mas devido ao enorme sucesso acabou virando um dos ritmos mais populares do país que agora ganha o mundo. O estilo traz influências de danças tradicionais do continente africano como a semba, a kizomba e o ragga.
Na Europa o kuduro começou a se popularizar depois do lançamento do primeiro single da banda portuguesa Buraka Som Sistema, "Sound of Kuduro", com participação de M.I.A, que conquistou a capital Lisboa.

Por aqui o ritmo começou a ganhar espaço só agora, mas, pelo menos para quem estava na plateia do palco Sunset do Rock In Rio no último dia 30, o kuduro vai pegar.
O público recebeu calorosamente a banda que fez show ao lado do som eletrônico do brasileiro Mixhell. As faixas "Sound of Kuduro" e "Kalemba (Wegue Wegue)" fizeram sucesso.
O cantor Latino também investiu no ritmo na parceria com o rapper Daddy Kall. A faixa "Dança Kuduro" traz influências no ritmo africano mas contém elementos mais característicos da América Latina.
Fonte do texto:http://paroutudo.com/2011/10/10/vem-dancar-kuduro-conheca-o-ritmo-africano­-que-conquistou-o-brasil/


Teatro: Menina Bonita do laço de Fita 5ªA-6ªC (Inglês)


Adaptação bilingue para Teatro do livro Menina Bonita do laço de Fita realizada pela 5ª e 6ª séries da escola Elisa Paiva do Projeto Africa e Brasil: Histórias Entrelaçadas-Professora Patricia.

Voluntáriado na Escola

  Desde criança, o cidadão americano está envolvido com o trabalho voluntário, simplesmente para ajudar a consertar o telhado da vizinha que ficou viúva, pintar a igreja local, ou reformar com doações particulares o museu da cidade.
         O costume do voluntarismo fortalece o povo e o faz ficar menos dependente do seu próprio governo.

         No Brasil onde a maioria dos cidadãos aguarda que o governo providencie tudo, alguns voluntários realmente só participam para melhorar o seu perfil diante de uma sociedade de um empregador, de uma instituição ou até mesmo das Escolas.
         Ser voluntário é ter atitude e este movimento precisa crescer novamente no país.
         Faça a sua parte, mas lembre-se que ser voluntário também é mobilizar as pessoas ao seu redor, pois um voluntário sozinho não faz muita diferença, mas vários, fazem toda diferença. Fazem um mundo melhor.
        Aqui no Elisa Paiva começou aparecer esta atitude, e já está em movimento, pois as alunas Milena, Maria Eduarda, Joice e Tayane já estão monitorando a sala do Laboratório de Informática no turno vespertino, cada dia uma dupla, ajudando os professores com os alunos que ainda não tem o conhecimento de informática.


Dia 05 de dezembro é o dia Internacional do Voluntário


Outros Projetos
  
O trabalho com projetos visa proporcionar um ambiente favorável ao saber fazendo com que os alunos sintam-se valorizados em suas opiniões e que tenham prazer em estudar.

Por isso a escola tem trabalhado durante este ano com vários temas educacionais; observe abaixo a relação de alguns temas...
12.gif


PROJETO VIVENDO VALORES NA ESCOLA
Diante da realidade que vivemos hoje onde os valores estão se perdendo, as famílias se desestruturando, crianças tendo que trabalhar mais cedo para ajudar nas despesas, pai e mãe cada vez mais ausentes dentro de casa em virtude da jornada de trabalho, entendemos ser de fundamental importância o desenvolvimento do tema na escola, numa tentativa de resgatar valores que são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e formação de nossos alunos.
PROJETO AULA DE REFORÇO: UM COMPROMISSO DE TODOS
O acompanhamento do professor junto aos alunos deve ser contínuo e diagnosticador, pois é uma espécie de mapeamento que vai identificando as conquistas e as dificuldades dos alunos em seu dia-a-dia. O professor deve tornar-se um “investigador”, acompanhando o aluno na realização de suas tarefas. O trabalho de reforço vem de encontro à proposta de buscar mecanismos que assegure um ensino de qualidade, ou seja, trabalhar coletivamente, reformulando atividades e construindo novos meios que levem os alunos a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial.

“PROJETO DIA DO LIVRO”
"Um livro aberto é um cérebro que fala;
fechado, um amigo esquecido;
esquecido, uma alma destruída;
destruído, um coração que chora."

O projeto permite oferecer ao aluno novas experiências de leitura que ampliem o seu universo cultural, desenvolvendo o gosto pela leitura, além de instigar a curiosidade por diferentes portadores de textos. A escola recebeu uma feira de livros e teve também contação de histórias para os alunos.


PROJETO PÁSCOA - OBJETIVOS
• Vivenciar o sentido da Páscoa
• Conhecer o significado da data comemorativa e seus símbolos
• Compartilhar experiências
• Diferenciar o sentido espiritual do comercial
• Promover ações de solidariedade e respeito ao outro


PROJETO CONHECENDO MEU MUNICÍPIO
No dia 09 de maio o município comemora 47 anos de emancipação política. Faz-se necessário que sua história seja resgatada pelos alunos e a cultura local valorizada e lembrada. Precisamos levar os alunos a conhecer a história do município, seus pontos turísticos e a cultura local, através de pesquisas, passeios e atividades interdisciplinares, voltadas à valorização e conhecimento dos hábitos e da cultura do povo conceiçoense, sua fonte de renda e agricultura, promovendo não apenas uma mostra ou resgate, mas buscando inserir no contexto histórico-social o contato com a realidade e o perfil de nossa terra e nossa gente.

´Para maiores informações sobre o projeto acesse:



PROJETO FESTA JUNINA

O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas. Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural. Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

Para maiores informações sobre o projeto acesse:
http://www.4shared.com/document/6MOgWTOr/Projeto_Festa_Junina.html


PROJETO “MEMÓRIAS DO ELISA PAIVA: RESGATANDO SUA HISTÓRIA”

Diante da realidade que vivemos hoje onde a história, a cultura, as tradições se perdem, entendemos ser de fundamental importância o resgate da história da UMEF Elisa Paiva, numa tentativa de não deixar se que perca sua origem, para que assim seus alunos, professores e funcionários possam conhecer e reviver sua história e valorizar ainda mais sua escola.
Este projeto tem como objetivo resgatar a história da UMEF Elisa Paiva, para que professores, alunos e funcionários possam conhecer melhor sua escola e registrar sua história, para que ela não se perca.


Para maiores informações sobre o projeto acesse:
http://www.4shared.com/document/ADIammN4/Projeto_Memrias_do_Elisa_Paiva.html