TEXTOS - 2013
2-Uniforme:Usar é importante
2-Uniforme:Usar é importante
Para os alunos:
O uso do uniforme desenvolve nos alunos um sentimento de pertencer a um grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças;
O uso o uniforme torna todos iguais dentro da escola;
O uso do uniforme gera conforto pelo material que é confeccionado.
Para os Pais:
O uso do uniforme é economia na certa, pois uma roupa diferente a cada dia de aula é, no mínimo, caro.
O uso de uniforme educa para minimizar o consumismo desenfreado auxiliando os pais nesta questão diária na vida das crianças;
Para a escola:
O uso do uniforme serve como identificação do aluno;
O uso do uniforme fomenta disciplina.
O USO DO UNIFORME É SEGURO PARA O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO DA ESCOLA; INTERNO, POIS FACILITA A IDENTIFICAÇÃO DE QUALQUER PESSOA ESTRANHA NA ESCOLA E EXTERNO PORQUE IDENTIFICA A CRIANÇA COMO SENDO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E A QUE ESCOLA PERTENCE.
texto: http://escolasilveirabueno.blogspot.com.br/p/uniforme-usar-e-importante.html
1- Horário de Entrada da Escola
Atenção Senhores Pais e Responsáveis!
Para cumprirmos nossa missão educacional de acordo com o artigo 24 da Lei nº 9394/96 em seu inciso I : Art. 24.que reza que “ a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar...”
Avisamos que não será permitido a entrada após o horário de tolerância, somente mediante apresentação de atestado médico.
Desta forma contamos com a colaboração e pontualidade para o inicio das aulas:
Vespertino 12h00min Fechamento do Portão 12h10min
A Direção.
TEXTOS-2011
- 5- Pais que levam filho prá Igreja, não buscam na cadeia
Esta palestra nos faz refeltir e avaliar nossas ações como Pais, analise se você está no caminho certo.
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.
2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...
3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.
6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.
7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.
11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.
12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.
13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.
14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).
19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.
20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.
21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.
22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.
23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.
25. Cair na conversa do filho é criar um l. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.
26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."
- 4 - Para ver o boletim sempre azul.
Confira a parte que cabe a cada um o que fazer para mudar...
ONDE ESTÁ O PROBLEMA?
VOCÊ (Pais ou Responsáveis)
• Por não ter tempo, espera que seu filho cumpra todas as tarefas sozinhos.
SEU FILHO
ESCOLA
• Exige do aluno mais do que o indicado para sua idade.
• Não envolve a família na vida escolar nem oferece atividades extraclasses.
• Não consegue relacionar os conteúdos aprendidos com o cotidiano e o futuro da criança .
• Tem professores que não oferecem empatia com os alunos, eliminando o prazer pelo aprendizado.
E A SOLUÇÃO?
CONVERSE
• Ouça os motivos e argumentos do seu filho, e procure também seus professores, que podem dar pistas onde está o problema .
- 3-A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Alimentos recomendados para o lanche na alimentação do aluno:
- Pães, biscoitos tipo cream cracker, água e sal e maisena, bolos simples, sem recheios e/ou coberturas, cereais integrais em flocos ou em barras, pipoca natural sem gordura, frutas.
- Leite fermentado, achocolatado, iogurte, água de coco, leite integral, suco natural, vitamina de frutas.
Alimentos que poderão ser utilizados apenas uma vez por semana para o lanche – Sexta-feira:
- Balas, pirulitos e gomas de mascar, chocolates, doces à base de goma, caramelos.
- Refrigerantes, sucos artificiais, refrescos a base de pó industrializado.
- Salgadinhos industrializados, chips e biscoitos recheados, salgados fritos, pipoca industrializada.
- Alimentos com embutidos (presuntos, mortadelas, salames, lingüiças, salsichas).
Secretaria Municipal de Educação
Andréia Hupp Minet - NutricionistaSENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO ALUNO
2- CARTA AOS PAIS
Uma educação de qualidade não depende do aluno sozinho nem dos professores ou administração escolar, mas principalmente do papel que a família desempenha dentro, fora e junto à escola.
Para finalizarmos, indagamos aos pais:
• Seu filho é incentivado e levado a fazer as atividades de casa todos os dias?
• Acompanha suas atividades, verificando o conteúdo que seu filho recebe na escola todos os dias?
• Incentiva e elogia seu filho sempre?
• Seu filho freqüenta as aulas todos os dias e só falta às aulas se estiver doente, apresentando o atestado médico?
• Verifica todos os dias se o material de seu filho está completo, organizado e limpo?
• Seu filho está vindo para a escola, limpo e uniformizado?
• Olha a cabeça de seu filho evitando o aparecimento de piolho?
Nossos mais sinceros parabéns aos pais que cumprem com sua missão. E aos pais que por motivos particulares, ainda não se alertaram para esta responsabilidade, que passem a cumprir com seu papel, pois sempre há tempo de corrigir o erro e reconhecer que a família é o alicerce para a formação dos filhos.
EQUIPE PEDAGÓGICA/2011
- 1-Dicas para ajudar seu filho(a) nos estudos
- Estipule horários fixos para fazer lição de casa. Deixe ele chegar da escola, descansar e comer. Depois é hora da lição.
- Imponha que a lição seja feita antes da hora da brincadeira, assim você terá uma moeda de troca.
- Os horários de almoço, jantar e até aquele lanche da tarde devem ser seguidos.
- O horário de assitir TV também são importantes pra eles e devem ser respeitados, não os interrompa sem um bom motivo.
Ele deve conquistar as coisas que ele quer. Incentive, porém com muita cautela, a política de troca.
Sim, ele pode assistir TV, desde que termine a lição.
Sim, ele pode brincar lá fora, desde que o quarto esteja arrumado.
Se ele aprontar, ele precisa perder algo, ser punido, ficar sem alguma regalia. Só não confunda castigo com tapas ou berros!
Uma boa idéia é ter moedas de troca! Se ele quiser assistir um filme tarde na TV ele terá de arrumar a sala ou seu quarto por exemplo. No dia a dia, antes de brincar ele deve fazer a lição e só depois ganhar a hora de brincar. Se ele quiser um brinquedo novo deverá fazer algo em troca, um texto, uma boa ação ou uma tarefa em casa.
Incentive-o a economizar sua mesada, conquistar pequenos valores com seu trabalho. Vender seus desenhos para a família não deixa interessante, que tal incentivá-lo a fazer poemas se ele gosta e vender a família!
Deixe que seu filho busque o que quer. Não o deixe mal acostumado levando tudo até ele. Ensine seu filho a ser organizado. Deixe-o resolver uma pequena discussão no futebol. Com certeza o futuro mostrará a diferença de uma criança bem preparada para os desafios do mundo e outra exageradamente amparada pelos pais.
Dê chamadas, broncas e repreensões sim, mas NUNCA esqueça de recompensar os bons atos com elogios muito bem dados!
Principalmente: NUNCA chame a atenção de seu filho na frente de outras pessoas, pois ele se sentirá humilhado e constrangido.
Comece por apenas uma tarefa e mantenha por um bom tempo. Cobre e recompense verbalmente pela tarefa. A idéia é aos poucos fazer a criança se sentir responsável e IMPORTANTE!
Se você quer que seu filho te ouça, aproxime-se dele. Para isso talvez seja preciso você se modernizar.
ESSAS SÃO ALGUMAS DICAS. VOCÊ DEFINE OUTRAS!
Para finalizar um video de uma reportagem do Jornal nacional sobre a importãncia dos Pais na aprendizagem escolar.
4-Dez Conselhos de Bill Gates
Regra 1: A vida não é fácil - acostume-se com isso.
Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
Regra 3: Você não ganhará um alto salário assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
Regra 5: Ser office boy não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso - eles chamam de oportunidade.
Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.
Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.
Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.
Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
Regra 10: Balada NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.
3- O mal uso da Web
Proteção nas redes sociais
Falta, impedimento, pênalti.
Durante o jogo aprendemos que há regras a serem cumpridas e conseqüências para quem extrapola como o “cartão vermelho” em casa e na escola!
Mesmo o melhor time pode perder e até ser eliminado da Copa. Mas isso não é motivo para desistir de jogar, certo? Na vitória, é preciso comemorar sem destratar o adversário. Na derrota, também é preciso aprender a levantar a cabeça.
Mesmo sendo ótimos jogadores, Neymar e Ganso ficaram de fora da seleção do Dunga. Na vida existe hora para tudo, por isto talvez, você não foi convocados para aquela responsabilidade na escola ou em casa por estar muito cedo.
Em época de Copa do Mundo na África do Sul, vale a pena lembrar o apartheid. Devemos estar aberto as diferenças que existe na vida e na escola assim como a presença de equipes,seleções e culturas diferentes na Copa do Mundo.
Texto adaptado de "A Gazeta "(27/06/2010)
1-Educação Cibernética
Relacionando as questões tecnológicas com as educacionais,observamos no mundo digital a crise da industria fonográfica e o desrespeito aos direitos autorias.
Educar na sociedade da informação não é apenas investir em aparato tecnológico e ensinar aos alunos a usá-lo. É preciso educá-lo de maneira responsável, ética e segura. É dever do educador e dos pais orientarem no uso correto da rede, indicando as conseqüências da utilização inapropriada não só para o indivíduo mas também para a sociedade.
Muitas crianças e adolescentes pensam que se o conteúdo está na Internet é porque pode ser utilizado de qualquer forma, sem ao menos pedir autorização ao responsável por ele. Porém, nem tudo o que está em “ambiente público” (Internet) está em “domínio público” (hipótese legal na qual o material pode ser utilizado sem autorização do autor).
Da mesma forma crimes são cometidos em blogs e comunidades virtuais (como o Orkut) porque o usuário acredita que não será identificado se fizer uso da condição de anônimo. Sabemos que é possível identificar qualquer usuário através do número de IP (Internet Protocol), que identifica cada um de nossos computadores conectados.
Baixar músicas sem pagar direitos autorais através de programas também pode ser um ato inocente que pode causar muita dor-de-cabeça a filhos e pais. Recomenda-se o incentivo de downloads de forma legal em sites especializados em vendas de música.
Quanto ao cyberbullying ( quando um aluno persegue e humilha ao outro no ambiente virtual), deve ser esclarecido que há punições não só no âmbito judicial, mas também escolar. Escolas têm independência para advertir, suspender ou expulsar alunos, como em casos de agressão à honra de outros alunos ou professores na Internet e desobediência a ordens impostas no uso da Internet dentro da instituição.
A educação para o uso das tecnologias hoje pode refletir na vida profissional do aluno amanhã, pois um profissional apto a lidar com o ambiente de trabalho de forma segura e responsável no uso das ferramentas digitais é um diferencial ético exigido no espaço de trabalho.
A tecnologia e a internet devem ser vista como aliada e não como vila, pois proporciona o aumento da capacidade de leitura (estimulando novas leituras), ajuda a encontrar informações, resolver problemas, comunicar, e sem dúvida a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
Tecnologia na educação (PatyPariz)
Referencias
http://eltonbicalho.blogspot.com/2010/04/impactos-das-mudancas-tecnologicas-nos_09.html acesso em 05/06/2010
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo508.shtml acesso em 05/06/2010.