O blog da Escola Elisa Paiva tem por objetivos:

Cobrir eventos e atividades pedagógicas, esportivas e sociais da escola; Postar textos, artigos e notícias escolares para pais, alunos e educadores.

 Obrigado por confiar na qualidade de nosso ensino!

Texto para Pais, Alunos e Educadores

TEXTOS - 2013

2-Uniforme:Usar é importante

Senhores Pais, o uso de uniforme na escola é importante para os alunos, para os pais e para a escola. 

Para os alunos: 
O uso do uniforme desenvolve nos alunos um sentimento de pertencer a um grupo, fundamental no desenvolvimento psicossocial das crianças;
O uso o uniforme torna todos iguais dentro da escola;
O uso do uniforme gera conforto pelo material que é confeccionado.

Para os Pais:
O uso do uniforme é economia na certa, pois uma roupa diferente a cada dia de aula é, no mínimo, caro.
O uso de uniforme educa para minimizar o consumismo desenfreado auxiliando os pais nesta questão diária na vida das crianças;

Para a escola: 
O uso do uni­for­me ser­ve co­mo identificação do aluno;
O uso do uniforme fomenta disciplina.

 O USO DO UNIFORME É SEGURO PARA O AMBIENTE INTERNO E EXTERNO DA ESCOLA; INTERNO, POIS FACILITA A IDENTIFICAÇÃO DE QUALQUER PESSOA ESTRANHA NA ESCOLA E EXTERNO PORQUE IDENTIFICA A CRIANÇA COMO SENDO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO E A QUE ESCOLA PERTENCE.


 texto: http://escolasilveirabueno.blogspot.com.br/p/uniforme-usar-e-importante.html




  1- Horário de Entrada da Escola

Atenção Senhores Pais e Responsáveis!

Para cumprirmos nossa missão educacional de acordo com o artigo 24 da Lei nº 9394/96 em seu inciso I : Art. 24.que reza que “ a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar...”

Avisamos que não será permitido a entrada após o horário de tolerância, somente mediante apresentação de atestado médico. Desta forma contamos com a colaboração e pontualidade para o inicio das aulas:

Matutino 07h00min                               Fechamento do Portão 07h10min
Vespertino 12h00min                             Fechamento do Portão 12h10min

 A Direção.






TEXTOS-2011
  • 5- Pais que levam filho prá Igreja, não buscam na cadeia
Resumo da palestra do médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/08.
Esta palestra nos faz refeltir e avaliar nossas ações como Pais, analise se você está no caminho certo.
1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre.

2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, tv, etc...

3. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.

5. Informação é diferente de conhecimento. O ato de conhecer vem após o ato de ser informado de alguma coisa. Não são todos que conhecem. Conhecer camisinha e não usar significa que não se tem o conhecimento da prevenção que a camisinha proporciona.

6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.

7. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto quem tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.

8. A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.

9. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.

10. As drogas e a gravidez indesejada estão em alta porque os adolescentes estão em busca de prazer. E o prazer é inconsequente.

11. A gravidez é um sucesso biológico e um fracasso sob o ponto de vista sexual.

12. Maconha não produz efeito só quando é utilizada. Quem está são, mas é dependente, agride a mãe para poder sair de casa, para fazer uso da droga . A mãe deve, então, virar as costas e não aceitar as agressões. Não pode ficar discutindo e tentando dissuadi-lo da idéia. Tem que dizer que não conversará com ele e pronto. Deve 'abandoná-lo'.

13. A mãe é incompetente para 'abandonar' o filho. Se soubesse fazê-lo, o filho a respeitaria. Como sabe que a mãe está sempre ali, não a respeita.

14. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.

15. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.

16. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.

17. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.

18. Muitas são desequilibradas ou mesmo loucas. Devem ser tratadas. (palavras dele).

19. Se a mãe engolir sapos do filho, ele pensará que a sociedade terá que engolir também.

20. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reencarnar. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida.

21. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão.

22. Pais e mães não pode se valer do filho por uma inabilidade que eles tenham. 'Filho, digite isso aqui pra mim porque não sei lidar com o computador'. Pais têm que saber usar o Skype, pois no mundo em que a ligação é gratuita pelo Skype, é inconcebível pagarem para falar com o filho que mora longe.

23. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.

24. Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

25. Cair na conversa do filho é criar um l. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. Se ele quiser opinar sobre qual deve ser a geladeira, terá que mostrar qual é o consumo (KWh) da que ele indicar. Se quiser dizer como deve ser a nova casa, tem que dizer quanto isso (seus supostos luxos) incrementará o gasto final.

26. Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.

Frase: "A mãe (ou o pai!) que leva o filho para a igreja, não vai buscá-lo na cadeia..."
  • 4 - Para ver o boletim sempre azul.

Confira a parte que cabe a cada um o que fazer para mudar...
ONDE ESTÁ O PROBLEMA?

VOCÊ (Pais ou Responsáveis)

• Não impõe regras e limites claros para os estudos e para os momentos de lazer.

• Não lê nem estuda, mas exige que o seu filho faça isso.

• Espera que todo trabalho seja feito pela escola e não motiva o filho a aprender, levando-o bibliotecas, museus ou a outras atividades.

• Reclama do seu trabalho e da sua rotina perto da criança, estimulando-a a ser como você.

• Em vez de mostrar outros caminhos para o aprendizado, pune quando ela erra ou tira notas baixas.

• Ensina a criança a lidar com o professor como se ele fosse seu empregado

• Por não ter tempo, espera que seu filho cumpra todas as tarefas sozinhos.

SEU FILHO

• Se ele vai mal à escola, o primeiro passo é investigar se há algum problema de saúde ou cognitivo. A criança, na maioria das vezes, não sabe verbalizar que não está enxergando ou ouvindo bem, por exemplo. E esse pode ser um dos motivos do desinteresse pela escola.

ESCOLA

• Exige do aluno mais do que o indicado para sua idade.

• Não envolve a família na vida escolar nem oferece atividades extraclasses.

• Não consegue relacionar os conteúdos aprendidos com o cotidiano e o futuro da criança .

• Tem professores que não oferecem empatia com os alunos, eliminando o prazer pelo aprendizado.

E A SOLUÇÃO?

CONVERSE

• Ouça os motivos e argumentos do seu filho, e procure também seus professores, que podem dar pistas onde está o problema .

EDUQUE

• Seja didático sem ser chato. Levar a criança para passeios educativos é muito importante, desde que seja um prazer, primeiramente, para os pais.


RESPONDA

• Crianças questionadas deixam essas características de lado se os pais se incomodam com muitas perguntas ou não têm paciência para responder. Seja verdadeiro.

CRIE REGRAS

• Seu filho precisa ter horários e tarefas a serem cumpridas. Deixe que ele escolha um local de estudo e organize tudo para que se sinta confortável, mas longe da TV e do computador.

INVISTA TEMPO

• Você vive ocupado, mas a escola não dá conta, sozinha, de ensinar seu filho. Confira as tarefas e converse sobre como foi o dia dela na escola – o que aprendeu se encontrou dificuldades.

Fonte: A gazeta,30 de Janeiro de 2011

  • 3-A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA NA PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A Escola tem a missão de educar e contribuir para o desenvolvimento físico, de valores e hábitos do cidadão em formação, sendo assim um espaço privilegiado para a promoção da saúde. Esse espaço desenvolve ações cotidianas que favorecem o desenvolvimento e aprendizagem do cidadão, estimulando a opção por um estilo de vida saudável, sendo a alimentação saudável um de seus componentes. Neste contexto a Organização Mundial da Saúde recomenda que além do estímulo a atividade física, as escolas restrinjam o consumo de alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes e incentivem a prática de hábitos mais saudáveis.
Alimentos recomendados para o lanche na alimentação do aluno:
- Pães, biscoitos tipo cream cracker, água e sal e maisena, bolos simples, sem recheios e/ou coberturas, cereais integrais em flocos ou em barras, pipoca natural sem gordura, frutas.
- Leite fermentado, achocolatado, iogurte, água de coco, leite integral, suco natural, vitamina de frutas.

Alimentos que poderão ser utilizados apenas uma vez por semana para o lanche – Sexta-feira:
- Balas, pirulitos e gomas de mascar, chocolates, doces à base de goma, caramelos.
- Refrigerantes, sucos artificiais, refrescos a base de pó industrializado.
- Salgadinhos industrializados, chips e biscoitos recheados, salgados fritos, pipoca industrializada.
- Alimentos com embutidos (presuntos, mortadelas, salames, lingüiças, salsichas).
Secretaria Municipal de Educação
Andréia Hupp Minet - Nutricionista
SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS PELO ALUNO


2- CARTA AOS PAIS


O bom desempenho do aluno na escola depende de vários fatores, e um deles é a Família. Família e escola devem unir esforços em busca de objetivos comuns. A escola é lugar oportuno para desenvolver os hábitos de socialização, propiciar cultura e favorecer o acesso a bens culturais como a leitura e a escrita.

A escola nunca educará sozinha, ela necessita que a família esteja a seu lado. Os pais devem acolher os filhos e ajudá-los nas tarefas escolares, mostrando-se interessados pelas atividades realizadas na escola. Procurar saber o que o filho fez e como foi o seu dia.

Observar diariamente seus materiais escolares e auxiliá-los nas tarefas de casa zelando pela relação de carinho e respeito com os professores é muito importante, pois a opinião dos pais influi diretamente sobre a conduta dos filhos.

Reforçar sempre a auto-estima e confiança de seus filhos, elogiando-os e comentando com amigos, parentes e familiares o seu sucesso escolar, servirá de estímulo e fará muito bem a eles.
Uma educação de qualidade não depende do aluno sozinho nem dos professores ou administração escolar, mas principalmente do papel que a família desempenha dentro, fora e junto à escola.
Para finalizarmos, indagamos aos pais:
• Seu filho é incentivado e levado a fazer as atividades de casa todos os dias?
• Acompanha suas atividades, verificando o conteúdo que seu filho recebe na escola todos os dias?
• Incentiva e elogia seu filho sempre?
• Seu filho freqüenta as aulas todos os dias e só falta às aulas se estiver doente, apresentando o atestado médico?
• Verifica todos os dias se o material de seu filho está completo, organizado e limpo?
• Seu filho está vindo para a escola, limpo e uniformizado?
• Olha a cabeça de seu filho evitando o aparecimento de piolho?
Nossos mais sinceros parabéns aos pais que cumprem com sua missão. E aos pais que por motivos particulares, ainda não se alertaram para esta responsabilidade, que passem a cumprir com seu papel, pois sempre há tempo de corrigir o erro e reconhecer que a família é o alicerce para a formação dos filhos.
EQUIPE PEDAGÓGICA/2011
  • 1-Dicas para ajudar seu filho(a) nos estudos
Estas são algumas dicas abordadas pela pedagoga Rosimere Onofre Casagrande na reunião de pais realizada na escola em março/2011.

01. OS HORÁRIOS

Faça seu filho seguir os horários, ele precisa aprender que existe hora de brincar, assistir TV ou estudar.
- Estipule horários fixos para fazer lição de casa. Deixe ele chegar da escola, descansar e comer. Depois é hora da lição.
- Imponha que a lição seja feita antes da hora da brincadeira, assim você terá uma moeda de troca.
- Os horários de almoço, jantar e até aquele lanche da tarde devem ser seguidos.
- O horário de assitir TV também são importantes pra eles e devem ser respeitados, não os interrompa sem um bom motivo.

Na hora de chamar a atenção, na hora de pedir algum favor ou repreender por alguma coisa, seja nos momentos tensos ou nos mais amenos, peça antes para ele olhar no teu olho! Não funciona ficar gritando ou falando alto. Faça um teste, antes de pedir algo, chame a atenção dele, diga filho vem aqui, eu quero que você faça tal coisa! Você vai ver que funciona muito bem!

02. A REGRA É CLARA

Seu filho precisa conhecer as regras para poder seguí-las. Antes de cobrar dele, faça com que ele entenda bem quais são as regras impostas.

A organização deve ser pregada sempre, desde roupas largadas pela casa até a forma de organizar seus livros e cadernos, mas também para isso funcionar deixe clara as regras! O que pode e o que não pode deve estar sempre descrito a vista ou relembrado.

03. POLÍTICA DE TROCA

Se você comprou uma casa foi porque fez por merecer. O mesmo conceito deve ser colocado ao seu filho desde muito cedo.
Ele deve conquistar as coisas que ele quer. Incentive, porém com muita cautela, a política de troca.
Sim, ele pode assistir TV, desde que termine a lição.
Sim, ele pode brincar lá fora, desde que o quarto esteja arrumado.

04. CASTIGO OU PRIVAÇÃO

Não importa como você chama, mas seu filho precisa conhecer o conceito de que Toda AÇÃO tem uma REAÇÃO!
Se ele aprontar, ele precisa perder algo, ser punido, ficar sem alguma regalia. Só não confunda castigo com tapas ou berros!
Uma boa idéia é ter moedas de troca! Se ele quiser assistir um filme tarde na TV ele terá de arrumar a sala ou seu quarto por exemplo. No dia a dia, antes de brincar ele deve fazer a lição e só depois ganhar a hora de brincar. Se ele quiser um brinquedo novo deverá fazer algo em troca, um texto, uma boa ação ou uma tarefa em casa.

05. INCENTIVE O CENSO EMPRESARIAL

Seu filho poderá ser um empresário, um bom profissional ou atleta vencedor se você começar desde cedo mostrar a ele que é buscando que se conquista. E não apenas pedindo!
Incentive-o a economizar sua mesada, conquistar pequenos valores com seu trabalho. Vender seus desenhos para a família não deixa interessante, que tal incentivá-lo a fazer poemas se ele gosta e vender a família!

06. DESAFIOS

Sempre que puder imponha ou deixe que seus filhos enfrentem seus próprios desafios. É caindo que se aprende como se levantar.
Deixe que seu filho busque o que quer. Não o deixe mal acostumado levando tudo até ele. Ensine seu filho a ser organizado. Deixe-o resolver uma pequena discussão no futebol. Com certeza o futuro mostrará a diferença de uma criança bem preparada para os desafios do mundo e outra exageradamente amparada pelos pais.

07. ELOGIOS

Não dá pra mensurar o valor de um elogio bem aplicado. Auto confiança, prazer em ser útil, alegria são apenas alguns dos benefícios.
Dê chamadas, broncas e repreensões sim, mas NUNCA esqueça de recompensar os bons atos com elogios muito bem dados!
Principalmente: NUNCA chame a atenção de seu filho na frente de outras pessoas, pois ele se sentirá humilhado e constrangido.

08.RESPONDABILIDADE

Faça seu filho tornar-se responsável por uma tarefa. Dê a ele a tarefa de regar uma planta uma vez por dia, de colocar água para o cachorro, de ver se as toalhas do banheiro precisam ser trocadas.
Comece por apenas uma tarefa e mantenha por um bom tempo. Cobre e recompense verbalmente pela tarefa. A idéia é aos poucos fazer a criança se sentir responsável e IMPORTANTE!

09. SEU PAPEL

Pense e entenda a grande importância do seu papel na formação de seu filho! Tudo que ele será um dia depende da maneira como você conduzir seus passos. A alegria de viver dele depende de você, a felicidade, a inteligência, sabedoria, as lições que trazer vindas de você são fundamentais para a formação de seu caráter e até de sua vida social.

Sabendo dessa importância, não fique parado! Busque se informar, encontre métodos, aprimore o tratamento, aprenda novas maneiras de lhe dar com seus filhos! Faça sua parte para que seu filho se torne uma pessoa bem sucedida e feliz!

10. CONHEÇA SEU FILHO!

Ninguém impõe regras, ninguém ganha respeito ou admiração sem ter um contato próximo.
Se você quer que seu filho te ouça, aproxime-se dele. Para isso talvez seja preciso você se modernizar.

Se você tem um bebê de 1 ano você está a par das melhores papinhas, das mais belas canções de ninar, certo? Então se você tem um pré-adolescente de 10 anos porque está por fora do que ele gosta?

Saiba se atualizar. Não tenha medo do novo. Não abomine seus gostos musicais. Entenda suas curiosidades e sonhos, por mais bobos que possam lhe parecer, é o mundo dele!

11. ESTUDE E ENTENDA OS CONCEITOS DA DISCIPLINA.

Faça com que seu filho se acostume com essa palavra e coloque em prática em tudo que puder.

Busque informar-se das últimas técnicas, dos estudos pedagógicos e do que tem sido usado para disciplinar uma criança. As informações estão a todo lado, em programas educativos de TV, em revistas especializadas, em sites ou matérias de várias fontes. Não fique parado, procure se informar!

Você pode estar usando conceitos dos seus avós para criar seus filhos nos dias de hoje! Não é que isso seja ruim, é como estar andando de fusca 65 em pleno século 21 e achar que isso basta!

12. NÃO FIQUE PARADO NO TEMPO

Assim como a lição maior é estarmos sempre aprendendo novas técnicas de disciplina, o mesmo vale pra outras questões.

O que era válido ontem, não existe mais hoje. O carro do seu avô virou sucata. Odorico Paraguaçu não existe mais. Um beijo de novela já não é mais tão terrível como era nos 70.

Entenda que as coisas mudaram e você precisa acompanhar essa mudança. Se você se afastar da realidade do seu filho, ele não vai te ouvir. Saiba aceitar as mudanças do mundo, aceite que as coisas mudam e você precisa se manter ao menos tolerante perante as novas culturas, novas manias, novas ondas. Tudo isso é importante pra se manter perto do seu filho e não a anos de distancia.
ESSAS SÃO ALGUMAS DICAS. VOCÊ DEFINE OUTRAS!

Para finalizar um video  de uma reportagem do Jornal nacional sobre a importãncia dos Pais na aprendizagem escolar.






TEXTOS-2010

4-Dez Conselhos de Bill Gates
Regra 1: A vida não é fácil - acostume-se com isso.

Regra 2: O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.

Regra 3: Você não ganhará um alto salário assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.

Regra 4: Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.

Regra 5: Ser office boy não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso - eles chamam de oportunidade.

Regra 6: Se você fracassar, não é culpa de seus pais, então não lamente seus erros, aprenda com eles.

Regra 7: Antes de você nascer seus pais não eram tão chatos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você falar o quanto você mesmo era legal. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto.

Regra 8: Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real.

Regra 9: A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudarão a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

Regra 10: Balada NÃO É vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a cafeteria e ir trabalhar.


Adaptado de http://cantodoprofessor.blogspot.com/


3- O mal uso da Web


Proteção nas redes sociais

 10 dicas de segurança para você do psicólogo e diretor de segurança da Safernet Brasil, Rodrigo Nejm

1. Pense duas vezes antes de publicar – Lembre-se de uma rede social é um espaço público e que toda informação que você colocar lá vai ficar disponível para grande parte dos usuários. São amigos dos amigos dos amigos... No Orkut, por exemplo, são 35 millhões de cadastros. Por isso é muito importante pensar bem no tipo de informação que vai publicar e evitar exposição desnecessária. Vale lembrar que depois de publicar algo, é impossível voltar atrás. Você pode até apagar mensagens e fotos, mas não dá pra evitar que alguém já tenha salvado isso. A regra vale para todo tipo de informação. Afinal, você não distribui seu endereço, fotos e telefones pra qualquer um na rua, então, por que fazer isso na internet?

2. O que não deve ser publicado (de jeito nenhum) – Evite divulgar seu sobrenome, dê preferência para apelidos. Nunca publique seu telefone ou endereço (nem em recados para amigos, pois nem sempre o perfil deles é privado). Também é importante não deixar mensagens públicas com detalhes e lugares onde você vai estar. As redes sociais facilitam o vazamento de dados que você não forneceria normalmente. Basta um descuido para que um desconhecido possa usar essas informações de forma indesejada.

3. Selecione sua rede de amigos – Não saia adicionando qualquer pessoa que aparece só para ter mais amigos e parecer popular. Se você aceitar na sua rede apenas amigos (os do mundo real), suas informações estarão mais seguras. Em caso de ser abordado por algum perfil suspeito, configure sua conta para bloquear este contato.

4. Configure suas opções de privacidade – Cada vez mais, os sites de relacionamento estão oferecendo mais controle de privacidade para os usuários. Leia com atenção as opções e torne o seu perfil o mais discreto possível. É bom lembrar que as configurações de privacidade são importantes, mas não são infalíveis. Por isso, é tão importante seguir todas as dicas.

5. Leia os termos de uso – Procure conhecer bem o site e a sua política de privacidade. Está tudo lá nos termos de uso, o problema é que ninguém lê. O sucesso das redes sociais chamaram a atenção das empresas e os sites querem usar seus dados para divulgar e vender produtos para você. Houve o caso polêmico do Facebook, que recentemente vendeu as informações dos usuários para agências de publicidade, a fim de desenvolverem anúncios personalizados. Quem não quer que as suas informações sejam divulgadas, podem recusar, indicando isso no termo de uso. Mas como ninguém lê...

6. Atenção com os links – Muito cuidado ao clicar em links recebidos por amigos e desconhecidos. Eles podem ser falsos e causar a maior dor de cabeça (muitas vezes, o amigo que enviou o link nem sabe disso). Para evitar problemas, rejeite links que pedem para instalar alguma coisa ou que sejam arquivos executáveis (dá pra saber prestando atenção no final “.exe”). Na dúvida, é melhor não aceitar. Se o link foi enviado por um amigo, não custa confirmar com ele antes. Quando o link for de alguma empresa, abra outra janela do navegador e compare se o endereço é oficial. Isso evita que você caia em sites clonados.

7. Cuidados no trabalho - Lembre-se de que assim como os 35 milhões de usuários do Orkut, sua empresa também pode estar de olho no conteúdo que você coloca nas redes sociais. Por isso, não jogue informações do trabalho da rede e nunca – mas nunca mesmo – fale que você odeia o seu chefe. Incidentes de vazamento de dados acontecem e podem ser motivo de repreensão e até demissão.

8. Restrição no acesso às fotos – O ideal é não publicar nenhuma foto sua. Se você não resiste, use as que não facilitem seu reconhecimento, nem endereços ou nome dos lugares que você frequenta.

9. Troque sua senha periodicamente – Escolha senhas mais complexas e as troque frequentemente. Nada de usar datas de aniversário, nome de parentes ou animais. Nem como senha, nem como recurso de lembrete. Essas coisas são fáceis de descobrir.

10. Promova as boas maneiras – Para tornar a internet um ambiente mais seguro, comece por você mesmo. Não faça na internet o que você não faria no mundo real e, em caso de encontrar conteúdos suspeitos, denuncie. Você pode fazer isso no próprio site de relacionamento ou no site www.denuncie.org.br.

Você encontra mais dicas na cartilha de segurança da Safernet Brasil

Retirado e adaptado do http://blogosferamarli.blogspot.com


2- Lições do futebol para nossa vida e Escola


Obedecer regras
Falta, impedimento, pênalti.
Durante o jogo aprendemos que há regras a serem cumpridas e conseqüências para quem extrapola como o “cartão vermelho” em casa e na escola!

Persistir e se dedicarSer jogador de futebol não é fácil. É preciso treinar pesado, controlar a alimentação, ter hora para dormir. Isso sem falar na origem humilde da maioria, que fez esforços para poder continuar jogando.Se sua nota não está lá essas coisas, não desista, trabalhe duro no próximo trimestre para recupera - lá.

ConviverO time acaba virando, família, e aí, é preciso conviver bem com todos para garantir o clima do grupo. Assim como na escola, respeito e educação garantem a boa convivência.

Ser éticoSerá que vale tudo para vencer? Cotoveladas, carrinhos e esbarrões na disputa pela bola deixam o jogo feio no campo e na vida, e o jogador acaba ficando rotulado. O jogador que reage violentamente a uma provocação prejudica a todos. A Copa ensina a perdoar e ter comprometimento com o time, com a família e com a escola.

Ganhar e perder
Mesmo o melhor time pode perder e até ser eliminado da Copa. Mas isso não é motivo para desistir de jogar, certo? Na vitória, é preciso comemorar sem destratar o adversário. Na derrota, também é preciso aprender a levantar a cabeça.

Lidar com frustrações e Amadurecer
Mesmo sendo ótimos jogadores, Neymar e Ganso ficaram de fora da seleção do Dunga. Na vida existe hora para tudo, por isto talvez, você não foi convocados para aquela responsabilidade na escola ou em casa por estar muito cedo.

Respeitar o diferente
Em época de Copa do Mundo na África do Sul, vale a pena lembrar o apartheid. Devemos estar aberto as diferenças que existe na vida e na escola assim como a presença de equipes,seleções e culturas diferentes na Copa do Mundo.

Trabalhar em grupoUm único jogador é incapaz de atravessar o campo sozinho em busca do gol. O jogo requer trabalho em equipe, com cada um lembrando de passar a bola para o colega que estiver em melhor posição.E assim que devemos trabalhar em grupo.

Ser criativoOs melhores jogadores são aqueles que fazem jogadas criativas. Faça você também à diferença em sua casa, sua rua e na sua escola. Que tal variar o pedido na lanchonete, realizar aquela tarefa escolar surpreendendo o seu professor.

Se comunicarDurante o jogo, não basta tocar a bola, é preciso se comunicar com os companheiros, com o juiz, o técnico é até com os adversários. Expresse-se de maneira mais clara possível, caso ocorra uma falha na comunicação, não se importe de explicar de novo.
Texto adaptado de "A Gazeta "(27/06/2010)





1-Educação Cibernética
Para Pais, educadores e alunos.
Relacionando as questões tecnológicas com as educacionais,observamos no mundo digital a crise da industria fonográfica e o desrespeito aos direitos autorias.
Educar na sociedade da informação não é apenas investir em aparato tecnológico e ensinar aos alunos a usá-lo. É preciso educá-lo de maneira responsável, ética e segura. É dever do educador e dos pais orientarem no uso correto da rede, indicando as conseqüências da utilização inapropriada não só para o indivíduo mas também para a sociedade.
Muitas crianças e adolescentes pensam que se o conteúdo está na Internet é porque pode ser utilizado de qualquer forma, sem ao menos pedir autorização ao responsável por ele. Porém, nem tudo o que está em “ambiente público” (Internet) está em “domínio público” (hipótese legal na qual o material pode ser utilizado sem autorização do autor).
Da mesma forma crimes são cometidos em blogs e comunidades virtuais (como o Orkut) porque o usuário acredita que não será identificado se fizer uso da condição de anônimo. Sabemos que é possível identificar qualquer usuário através do número de IP (Internet Protocol), que identifica cada um de nossos computadores conectados.
Baixar músicas sem pagar direitos autorais através de programas também pode ser um ato inocente que pode causar muita dor-de-cabeça a filhos e pais. Recomenda-se o incentivo de downloads de forma legal em sites especializados em vendas de música.
Quanto ao cyberbullying ( quando um aluno persegue e humilha ao outro no ambiente virtual), deve ser esclarecido que há punições não só no âmbito judicial, mas também escolar. Escolas têm independência para advertir, suspender ou expulsar alunos, como em casos de agressão à honra de outros alunos ou professores na Internet e desobediência a ordens impostas no uso da Internet dentro da instituição.
A educação para o uso das tecnologias hoje pode refletir na vida profissional do aluno amanhã, pois um profissional apto a lidar com o ambiente de trabalho de forma segura e responsável no uso das ferramentas digitais é um diferencial ético exigido no espaço de trabalho.
A tecnologia e a internet devem ser vista como aliada e não como vila, pois proporciona o aumento da capacidade de leitura (estimulando novas leituras), ajuda a encontrar informações, resolver problemas, comunicar, e sem dúvida a adquirir competências cada vez mais exigidas no mercado de trabalho.
Tecnologia na educação (PatyPariz)
Referencias
http://eltonbicalho.blogspot.com/2010/04/impactos-das-mudancas-tecnologicas-nos_09.html acesso em 05/06/2010
http://www.portaldafamilia.org.br/artigos/artigo508.shtml acesso em 05/06/2010.